EXPORTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ESTRATÉGIA INICIAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Carla Diniz Naue, Nathalia Berger Werlang

Resumo


O presente artigo constitui-se como um estudo descritivo e exploratório, que tem como objetivo identificar, por meio de um mapeamento bibliométrico, indicadores acerca das pesquisas sobre  a Exportação como estratégia inicial de internacionalização. A análise de 57 artigos, filtrados pela palavra-chave “Exportação”, que consta na base de dados “Spell”, iniciou em Março de 2017. O processo de estruturação relacionou as seguintes variáveis: houve o envolvimento de 123 pesquisadores na elaboração das publicações e 54% foram elaborados por mais de um autor; 86% dos artigos utilizaram métodos de pesquisa qualitativos; a Universidade de São Paulo (USP) foi a Instituição de Ensino Superior (IES) com maior vínculo acadêmico e a Revista de Administração da USP – RAUSP foi o periódico destaque em publicações sobre o tema; os anos de 2008 e 2010 foram os períodos com maior número de publicações (10 artigos); os construtos com maior incidência foram a Cooperação que constou em 21% dos artigos, seguido pela Internacionalização (19%). A partir deste estudo, concluiu-se que as produções científicas disponibilizadas na base de dados Spell iniciaram em 1978 e a oscilação de publicações está diretamente relacionada aos aspectos econômicos do Brasil, que influenciam nas estratégias de competitividade e expansão de mercado. Os artigos analisados  demonstram através dos estudos de caso, que existe restrição ao acesso do processo e dados financeiros do impacto da Exportação nas empresas em processo de Internacionalização. Por não haver uma linha concisa de pesquisa, a produção de base científica do processo de Internacionalização através da Exportação restringe-se também localização dos pesquisadores e por isso resulta em estudos empíricos e regionais.

Palavras-chave: Exportação; Internacionalização; Estudo Bibliométrico.

 

ABSTRACT

The present article consists of a descriptive and exploratory study that aims to identify, through a bibliometric mapping, indicators regarding researches on Exportation as an initial strategy of internalization. The analysis of 57 articles, filtered by the word “Exportation” that is on the database “Spell”, started in March, 2017. The  structuring process related the following variables: 123 researchers were involved in the  preparation of the publications and 54% were elaborated by more than one author;  86% of the articles used qualitative methods of research; The University of São Paulo (USP) was de Higher Education Institution (HEI) with the greatest academic bond and the Administration Magazine of USP – RAUSP was the prominent journal in publications about the theme;  2008 and 2010 were the years with the greatest number of publications (10) articles;  the constructs with the biggest  incidence were the Cooperation which appears in 21% of the articles, followed by Internationalization (19%). From this study we conclude that the scientific production available on the database Spell started in 1978 and the oscillation of publications is directly related to the economic aspects of Brazil, which influence in the strategies of competitiveness and market expansion. The analyzed articles show through case studies, that there is restriction to access to the process and financial data of the impact of Exportation at companies in Internationalization process.  For not having a concise line of research, the production of scientific basis on the internationalization process through the Exportation the localization of the researches is also restricted and therefore resulting in empiric and regional studies .

Key words: Exportation; Internationalization; Bibliometric Study.


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