BALANÇO SOCIAL E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO ATUAL: O CASO DO BANCO DO BRASIL S.A.

Adilson José Fabris, Nádia Schineiders, Marlene Fiorentin

Resumo


A responsabilidade socioambiental das empresas caracteriza-se pela postura ética e moral de seus gestores como agentes de mudança das condições para com a comunidade. Este trabalho objetiva verificar a importância do balanço social do Banco do Brasil no período de 2013. Para que os objetivos sejam alcançáveis a pesquisa é caracterizada como teórico empírico, quanto aos procedimentos considera-se um estudo de caso, com abordagem qualitativa e descritiva em relação aos objetivos. A população base são todas as instituições financeiras que possuem balanço social sendo que a amostra é intencional analisando apenas o caso do Banco do Brasil. Através deste artigo evidenciou-se que é um assunto de extrema relevância para as empresas na atualidade e que uma das formas de divulgação destas ações é o balanço social.  Desta forma, o documento é utilizado para mostrar à sociedade tudo o que a empresa tem feito em termos de responsabilidade socioambiental corporativa, podendo ser considerado um instrumento de prestação de contas do papel da empresa na sociedade, servindo também como instrumento de marketing. Com este estudo conclui-se que as boas práticas em relação ao quadro funcional, o cuidado com o meio ambiente e as ações no campo social contribuem para melhorar a imagem das empresas, podendo aumentar a fidelidade do consumidor e atrair novos investidores.

Palavras-chave: Balanço social. Responsabilidade socioambiental. Banco do Brasil.

 


Referências


ASHLEY, Patricia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2003.

BALANÇO Social. Modelo de balanço social. Disponível em < http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm>. Acesso em 10/jul/2014.

BANCO DO BRASIL. Relatório Anual 2013. Disponível em: . Acesso em 01.jul.2014.

BEUREN, Ilse Maria. (Org.) Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2004.

FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos. Ações sociais e comunitárias. Disponível em: . Acesso em 14.jul.2014.

FONTES, Miguel. Marketing Social: novos paradigmas. Rio de Janeiro: Elsevier; Brasília, DF: JSB, 2008.

KARKOTLI, Gilson. Marketing para iniciantes. 1ª ed. Curitiba: Camões, 2008.

KROETZ, Cesar Eduardo Stevens. Balanço Social: teoria e prática. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de Metodologia Científica: Projetos de Pesquisas, TGI, TCC, Monografias, Dissertações e Teses. São Paulo: Pioneira, 1999.

RAMPAZZO, Sônia Elisete; CORRÊA, Fernanda Zanin Mota. Desmitificando a Metodologia Científica: guia prático para a produção de trabalhos acadêmicos. Erechim: Habilis, 2008.

PORTER, Michael E. ; KRAMER, Mark R. Estratégia e sociedade. Harvard Business Review, p. 52-66, dez.-2006.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2001.

TORRES, Ciro. Um pouco da história do Balanço Social. Disponível em:

. Acesso em 02.jul.2014.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

ZENONE, Luiz Cláudio. Marketing social. São Paulo: Thomson Learning, 2006.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.