FAMÍLIA E O COMPORTAMENTO FINANCEIRO: UM ESTUDO COM PAIS E ADOLESCENTES

Rosiane Oswald Flach, Náttaly Carolina Henkel

Resumo


A educação financeira é um processo pelo qual os indivíduos conseguem obter uma melhor compreensão sobre os conceitos financeiros; quando discutida entre pais e filhos o mais cedo possível, ela traz benefícios ao futuro para que aprendam administrar e trabalhar com o dinheiro. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi analisar o efeito da interação da família no comportamento financeiro dos adolescentes. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva por meio de um grupo focal com 8 pais e 8 adolescentes do mesmo grupo familiar. As principais conclusões apontam que os pais possuem uma interação com os filhos no que se refere à administração de finanças, especialmente, quando falam sobre contas da família. Entretanto, não apresentam uma política de educação financeira em casa e sabem sobre a gestão financeira da família; a maioria dos filhos não possui interesse sobre o assunto e os pais não trabalham com o uso de mesada, o que pode comprometer o entendimento sobre o tema. As principais contribuições deste estudo estão na importância de se criar uma cultura de educação financeira nos lares, essencialmente, do papel da família na vida desses adolescentes. É preciso trazer à tona o papel da família na construção do comportamento de consumo dos adolescentes.

Referências


ATKINSON, A.; MESSY, F. Assessing financial literacy in 12 countries. an OECD/INFE international pilot exercise. Journal of Pension Economics and Finance, v. 10, n. 4, p. 657-665, 2011.

BENTO, L. F. A necessidade da educação financeira do ensino médio versus ingressantes no curso de ciências contábeis: um estudo comparativo de habilidade financeiras. UNIFACIG Centro Universitário, 2020.

BITTENCOURT, J. A. D.; SARDINA, G.; BARBOSA, C. A.; ALVES, R. C. S; OLIVEIRA, S. A. D. Análise da relação entre o perfil de investidor, a realidade do mercado de renda fixa e variável e a teoria da aversão à perda. Revista Razão Contábil e Finanças, Fortaleza, v. 9, n. 2, 2019.

BORGES, P. R. S. A influência da educação financeira pessoal nas decisões econômicas dos indivíduos. In. VIII EPCT Encontro de Produção Científica Tecnológica. Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão-PR, p. 1-15, 2013.

BRUHN, M.; LEÃO, L. de S.; LEGOVINI, A.; MARCHETTI, R. e ZIA, B. The Impact of High School Financial Education, Experimental Evidence from Brazil. The World Bank Development Research Group & Latin America and Caribbean Region. 2013.

BOWEN, C. F. Financial knowledge of teens and their parents. Journal of Financial Counseling and Planning, v. 13, p. 93, 2002.

CALAMATO, M. P. Learning financial literacy in the family. Unpublished master's thesis. The Faculty of the Department of Sociology, San José State University, 2010.

CAMPOS, A. B. Investigando como a educação financeira crítica pode contribuir para tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos- consumidores (JIC’S). 177f. Dissertação (Mestrado) em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG. 2013.

CANDIDO, J. G.; FERNANDES, A. H. S. Educação financeira e nível do endividamento: relato de pesquisa entre os estudantes de uma instituição de ensino da cidade de São Paulo. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 5, n. 2, p. 894-913, 2014.

CARVALHO, L. A.; SCHOLZ, R. H. 'Se Vê o Básico do Básico, Quando a Turma Rende': Cenário da Educação Financeira no Cotidiano Escolar. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 6, n. 2, p. 102-125, 2019.

CERBASI, Gustavo. Filhos inteligentes enriquecem sozinhos – São Paulo: Editora Gente, 2006.

CLARKE, M. D.; HEATON, M. B.; ISRAELSEN, C. L.; & EGGETT, D. L. The acquisition of family financial roles and responsibilities. Family and Consumer Sciences Research Journal, v. 33, p. 321-340, 2005.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO. Peic nacional – (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor). Disponível em: , 2018.

COSTA, M. F.; ANGELO, C. F.; FARIAS, S. Verticalidade, Foco Regulatório e Preços: Quem é Capaz de Conseguir um Bom Negócio?. Brazilian Business Review, v. 17, n. 3, p. 309-327, 2020.

CRIDDLE, E. Financial literacy: goals and values, not just numbers. Alliance, v. 34, n. 4, 2006.

CRUZ, D. B.; OLIVEIRA, F. C.; BARVLK, J. S.; CARNEIRO, T. M.; PEREIRA, T. S. Educação Financeira para crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. Revista Estação Científica: Juiz de Fora, nº17, jan–jun, 2017.

DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01- 13, Sem II. 2008.

D’AQUINO, Cássia de. Educação Financeira. Como educar seus filhos, 2008.

DETONI, D. J.; LIMA, M. S. Educação Financeira para Crianças e Adolescentes. VIII SEGeT - VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.

EDWARDS, R.; ALLEN, M. W., & HAYHOE, C. R. Financial attitudes and family communication about students' finances: The role of sex differences. Communication Reports, v. 20, n. 2, p. 90-100, 2007.

FERREIRA, R. Como Planejar Organizar e Controlar seu Dinheiro: manual de finanças pessoais. São Paulo: IOB Thomson, 2006.

FLICK, U. Introdução à Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

GODOI, C. K. Perspectivas de análise do discurso nos estudos organizacionais. Capítulo 13. In: GODOI, C. K.; MELLO, R.B..; SILVA, A. B. (organizadores) Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.

GOMES, K. L. Planejamento financeiro: levantamento de ferramentas para administradores atuantes em assessoria pessoal financeira. 57f. Monografia do curso de Administração da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, 2018.

GONÇALVES, V. N.; PONCHIO, M. C. Quem Pensa no Futuro Poupa Mais? O Papel Mediador do Conhecimento Financeiro na Relação entre Orientação para o Futuro e Segurança Financeira Pessoal. Revista Brasileira de Marketing, v. 17, n. 4, p. 472-486, 2018.

GRÄF, C. O, & GRÄF, M. Planejamento financeiro: Fugindo das dívidas. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 11, n. 2, p. 183-191, 2013.

GUDMUNSON, C. G., & BEUTLER, I. F. Relation of parental caring to conspicuous consumption attitudes in adolescents. Journal of Family and Economic Issues, v. 33, n. 4, p. 389-399, 2012.

HASTINGS, J.; MITCHELL, O. S. Financial literacy: implications for retirement security and the financial marketplace. Oxford, UK: Oxford University Press, 2011.

HUNG, A.A., PARKER, A.M; YOONG, J.K. Defining and measuring financial literacy. RAND Corporation, Working Paper WR-708, 2009.

IPEA - INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Dados sobre endividamento das famílias. 2015, disponível em . Acesso em: 20 jun. 2015.

JORGENSEN, B. L. Financial literacy of college students: parental and peer influences. Unpublished master’s thesis. Virginia Polytechnic Institute and State University, Blacksburg, Virginia, 2007.

JÚNIOR, H. R., & SCHIMGUEL, J. Educação matemática financeira: conhecimentos financeiros para a cidadania e inclusão. InterSciencePlace, v.1, n. 9, 2009.

KRÜGER, F. Avaliação da educação financeira no orçamento familiar. Trabalhos de conclusão de curso (Tecnólogo em Processos Gerenciais) - Faculdade de Tecnologia Pedro Rogério Garcia – FATTEP, Concórdia, SC, Brasil, 2014.

LEISER, D.; HALACHMI R. B. Children’s understanding of Market forces. Special Issue: Economic Socialization Journal of Economics Psychology, vol. 27, p. 06-19, 2006.

LIMA, C. B, & DE SÁ, I. P. Matemática financeira no ensino fundamental. Revista Eletrônica TECCEN, v. 3, n. 1, p. 34-43, 2010.

LIMA FILHO, W. A.; SILVA, C. T. C.; LEVINO, N. A. Comportamento Financeiro Pessoal: Uma Análise dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas. Sinergia, v. 24, n. 2, p. 23-36, 2020.

LIZOTE, S. A.; SIMAS, J.; LANAS, J. Finanças Pessoais: um Estudo Envolvendo os Alunos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Anais do IX SEGeT 2012. Resende, 2012.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial Literacy Around The World: An Overview, 2011.

LUSARDI, A., & MITCHELL, O. S. The economic importance of financial literacy: theory and evidence. Journal of Economic Literature, v. 52 n.1, p. 05-44, 2014.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial literacy and retirement planning in the United States. Journal of Pension Economics and Finance, vol. 10 n. 4, p. 509-525. 2011.

MAGRO, C. B. D.; GORLA, M. C.; SILVA, T. P.; HEIN, N. O Efeito da Família no Comportamento Financeiro de Adolescentes em Escolas Públicas. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 12, n. 1, p. 1-21, 2018.

MANOLIS, C., & ROBERTS, J. A. Subjective well-being among adolescent consumers: the effects of materialism, compulsive buying, and time affluence. Applied Research in Quality of Life, v. 7, n. 2, p. 117-135, 2012.

MEIER, S.; SPRENGER, C. D. Discounting financial literacy: Time preferences and participation in financial education programs. Journal of Economic Behavior & Organization, Estados Unidos, p. 159-174, 2012.

MELO, Fernando. Desenvolva sua inteligência financeira. Goiânia: Kelps, 2011.

MESSY, F.; MONTICONE, C. Financial Education Policies in Asia and the Pacific. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, Paris, n. 40, 2016.

METTE, F. M. B. A Educação Financeira como um Instrumento Estratégico para dar Sustentabilidade ao Crescimento Econômico Brasileiro. International Journal of Business & Marketing: Porto Alegre/RS, v. 1, n. 1, p. 44-44, 2015.

METTE, F. M. B, e MATOS, C. A. Uma análise bibliométrica dos estudos em educação financeira no Brasil e no mundo. RIMAR: Maringá, v.5, n.1, p. 46-63, 2015.

MITCHELL, O. S., e LUSARDI, A. Financial literacy and economic outcomes: Evidence and policy implications. The Journal of Retirement, v. 3(1), p. 107-114, 2015.

NETEMEYER, R. G., WARMATH, D., FERNANDES, D., & LYNCH, J., Jr. How am I doing? Perceived financial well-being, its potential antecedents, and its relation to overall well-being. Journal of Consumer Research, v. 45 n.1, 2018.

OLIVEIRA, M. O. R.; LUCE, F. B.; SAMPAIO, C. H.; PERIN, M. G.; SANTINI, F. O.; SANTOS, M. J. Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing publicados no Brasil: as pesquisas survey na década de 2000. REAd. Revista Eletrônica de Administração: Porto Alegre – RS, v. 23, n. 1, 2017.

SANTOS, M. J. Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing publicados no Brasil: as pesquisas survey na década de 2000. REAd. Revista Eletrônica de Administração: Porto Alegre – RS, v. 23, n. 1, 2017.

PINTO, M. B., PARENTE, D. H., & MANSFIELD, P. M. Information learned from socialization agents: its relationship to credit card use. Family and Consumer Sciences Research Journal, v. 33, n. 4, p. 357-367, 2005.

PIRES, D., LIMA, O., DALONGARO, R., SAMPAIO, P., & SILVEIRA, J. Educação Financeira como Estratégia para Inclusão de Jovens na Bolsa de Valores. Tourism & Management Studies, v. 3, 2013.

POLETTO, A. L., MANFREDINI, A. M. N., & GRANDESSO, M. A responsabilidade relacional como recurso para o uso do dinheiro nas relações familiares. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 2, n. 52, p. 52-63, 2015.

REMUND, D. Financial literacy explicated: The case for a clearer definition in an increasingly complex economy. The Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 276-295, 2010.

RODRIGUES, A. C. A evolução do mercado de capitais e o perfil do acionista minoritário no Brasil. Scientia Iuris: Londrina, v. 16, n. 2, p. 107-128, 2012.

ROSSATO, V. P.; BESKOW, R. P.; PINTO, N. G. M. O Endividamento e os seus Consequentes nas Capitais Brasileiras de 2010 a 2017. Revista de Administração IMED, v. 9, n. 1, p. 94-113, 2019.

ROSSETTO, J. C. Educação Financeira crítica: A gestão do orçamento familiar por meio de uma prática pedagógica educação de jovens e adultos. UNIVATES -UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI. Lajeado – RS, 2019.

SARAIVA, K. S. Os sujeitos endividados e a Educação Financeira. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 66, p. 157-173, out./dez. 2017.

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, vol. 41, n. 6, p.1121-1141, 2007.

SCHERESBERG, C. B. Financial literacy and financial behavior among young adults: evidence and implications. Numeracy. vol. 6 n. 2, 2013.

SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO (SPC). Número de jovens inadimplentes atinge 4,81 milhões de negativados entre 18 e 24 anos, mostra SPC Brasil, 2019. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2020.

SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO (SPC). Três em cada dez jovens brasileiros não fazem controle financeiro, mostram SPC Brasil e CNDL, 2019. Disponível em: . Acesso em: 07 jul.2020.

SILVA, A. J.; PAIXÃO, R. B.; MOTA, F. L. Planejamento Financeiro Pessoal. Uma Abordagem sobre as contribuições da Administração Financeira na Gestão dos Recursos Pessoais. In. XXI Congresso Brasileiro de Custos – Natal, RN. V1. 17 a 19 de novembro de 2014, 2014.

SILVA, C. L. Educação financeira e o comportamento do consumidor um estudo com jovens de Ituiutaba/MG. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba-MG, 2018.

SILVA, A. C.; SOUZA, I. C.; BUENO, M. P.; ALMEIDA, A. L.; SILVA, R. H. Qualidade de Vida e Endividamento. Desafio Online, v. 8, n. 2, p. 353-377, 2020.

SILVEIRA, C. C. Um estudo sobre a matemática financeira em uma escola pública do município de Canoas. Trabalho de Conclusão (Graduação em Matemática) - Centro Universitário La Salle, Canoas, RS, Brasil, 2010.

THEODORO, F. R. F. Matemática e educação financeira: uma experiência com o ensino médio. Revista de Educação, 13(15), 171-179, 2010.

TOLOTTI, M. As armadilhas do consumo: Saia do vermelho e comece a investir. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

TRINDADE, L. DE L.; RIGHI, M. B.; VIEIRA, K. M. De onde vem o endividamento feminino? Construção e validação de um modelo PLS-PM. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, ed.73, n. 3, p. 718-746, set./dez. 2012.

VIEIRA, K. M.; JUNIOR F. J. M.; POTRICH, A. C. G. Indicador de Educação Financeira: Proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item. Educação e Sociedade:Campinas, v. 40, 2019.

VIEIRA, E. G. F.; KILIMNIK, Z. M.; SANTOS NETO, S. P. D. Qualidade de Vida e Endividamento: Estilos de Vida Associados ao Descontrole Financeiro e Consequências na Vida Pessoal E Profissional. Reuna, v. 21, n. 2, p. 23-62, 2016.

WANG, X., LIN, X., & SPENCER, M. K. Exploring the effects of extrinsic motivation on consumer behaviors in social commerce: Revealing consumers’ perceptions of social commerce benefits. International Journal of Information Management, v. 45, p. 163-175, 2019.

WEBLEY, P. & NYHUS, E. K. Parents’ influence on children’s future orientation and saving. Journal of Economic Psychology, v. 27, n. 1, p. 140-164, 2006.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.