EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O COOPERATIVISMO DE CRÉDITO: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DO OESTE DE SANTA CATARINA

Éder Luis Heberle, Carolina Hermes Ribeiro

Resumo


O presente artigo tem como objetivo identificar o conhecimento/entendimento dos acadêmicos de um centro universitário, localizado no oeste de Santa Catarina, analisando se estes acadêmicos possuem conhecimento/entendimento sobre a educação financeira e o cooperativismo de crédito. O estudo se caracteriza como teórico-empírico, com uma abordagem quantitativa, se classifica como descritiva e foi realizada através de um levantamento survey, elaborada a partir de um questionário adaptado, sendo o público da amostra os 1430 graduandos dos cursos do centro universitário, dos quais foram obtidas 109 respostas. Entre os principais resultados, observa-se que 32,11% estão pouco seguros em relação aos seus conhecimentos financeiros, 32,11% não utilizam ferramentas para acompanhar seu planejamento financeiro pessoal, 71,56% nunca participaram de nenhuma capacitação da educação financeira prestada pelas cooperativas de crédito, 44,95% veem pouca diferença entre as cooperativas e os bancos, 58,72% possuem como perfil de equilibrados financeiramente. Dessa forma, os resultados concluem-se que os acadêmicos possuem pouco conhecimento/entendimento sobre a educação financeira e o cooperativismo de crédito.

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