SUCESSÃO FAMILIAR NAS PROPRIEDADES RURAIS DOS AGRICULTORES ASSOCIADOS À UMA COOPERATIVA MISTA DE PRODUÇÃO

Silvane Schwertz Trasel, Rosiane Oswald Flach, Nathalia Berger Werlang, Camila Paulus Link

Resumo


RESUMO: O trabalho tem como plano de fundo analisar o processo de sucessão familiar, por meio do qual se busca conhecer como está ocorrendo à sucessão familiar entre os associados de uma cooperativa. Portanto, o estudo tem como objetivo geral analisar o processo de sucessão familiar nas propriedades rurais dos agricultores associados à COOPAFASJO, localizada no município de São João do Oeste – SC. A fim de atingir o objetivo geral, considerou-se como princípios básicos a agricultura familiar, sucessões familiares e a influência das cooperativas. A pesquisa foi realizada pela abordagem qualitativa e descritiva, por meio de um levantamento de dados. Foram realizadas 46 entrevistas com os agricultores associados à COOPAFASJO. Como principais resultados tem-se que o processo de sucessão familiar agrícola na região se apresenta difícil e complexo, embora a associação a uma Cooperativa represente mais segurança e estabilidade aos produtores rurais.

Palavras-Chave: Agricultura familiar. Sucessão familiar. Cooperativas.


Referências


COOPAFASJO, Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de São João do Oeste: São João do Oeste, 2012.

CORRÊA, Fernanda Zanin Mota; RAMPAZZO, Sônia Elisete. Desmitificando a Metodologia Cientifica: guia prático de produção de trabalhos acadêmicos. Erexim: Habilis, 2008.

FILHO Souza, Hildo Meirelles de BATALHA, Mario Otavio (Org.). Gestão integrada da agricultura familiar. São Carlos: Edufscar, 2005.

FLORES, Aécio Witchs. Gestão rural. Porto Alegre: Dos Autores, 2006.

FOINA, Paulo Rogério. Tecnologia de informação: planejamento e gestão. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Dados e Técnicas de Pesquisas Social. 6 ed. São Paulo, 2008.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.

JUNGBLUT, Roque. Documentário histórico de Porto Novo. São Miguel do Oeste: Arco Iris Gráfica e Editora 2000.

KOOPMANS, R. Agrodok 38- Iniciar uma cooperativa. 2006. Disponível em: Acesso em: 22 mai.2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientifico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.

PREFEITURA MUNICIPAL SÃO JOÃO DO OESTE. São João do Oeste, Janeiro.2012. Disponível em: http://www.saojoao.sc.gov.br. Acesso em 18 out. 2012

SILVESTRO, Milton Luiz. Os impasses sociais da sucessão hereditária na agricultura familiar. Brasília: Ministério do desenvolvimento agrário, 2001.

SPANEVELLO, R. M. A dinâmica sucessória na agricultura familiar: 2008. 236 f. Tese (Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Faculdade de Ciências Econômicas)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2008.

SPANEVELLO, R. M. LAGO. A. Instituições e organizações na agricultura: as cooperativas agropecuárias e a sucessão profissional na agricultura familiar. 2007. 19 f. Dissertação (As Cooperativas Agropecuárias e a Sucessão Profissional na Agricultura Familiar) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2007.

TEDESCO, João Carlos (Org.). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. 3. ed, 2001

WEISHEIMER, N. Juventudes rurais Mapa de Estudos recentes. 2004. Disponível em: Acesso em: 8 mai.2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.