GESTÃO DE EQUIPES MEDIADA PELA METODOLOGIA ÁGIL SCRUM: UM ESTUDO NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Vanessa Oliveira de Alencar, Taiane Tais Habitzreiter, Velcir Barcaroli, Gustavo Minuzzi Kloh

Resumo


O objetivo do estudo foi identificar a contribuição da metodologia ágil Scrum como ferramenta de gestão de equipes aplicado na prática do núcleo de educação a distância de uma instituição de ensino superior. O procedimento metodológico utilizado para atender o objetivo do estudo foi o método indutivo, o nível de pesquisa foi a pesquisa exploratória sendo que o delineamento foi o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista, análise dos documentos e observação no núcleo de educação a distância de uma IES. O estudo teve como população funcionários de uma instituição de ensino superior localizada em Chapecó –SC. Os dados foram analisados de forma qualitativa, e os resultados evidenciados mostraram alguns benefícios com a mediação da metodologia ágil Scrum na gestão da equipe. Os resultados apresentados apontam um aumento na produtividade, melhora na comunicação, autonomia, autogestão e o trabalho em equipe de forma mais colaborativa e participativa por parte dos integrantes do núcleo de educação a distância da IES. Por fim, o estudo indica, que a utilização de metodologias ágeis, especificamente o Scrum, pode contribuir na gestão de equipes, auxiliando gestores e líderes que buscam desenvolver métodos ágeis e eficazes trazendo resultados para suas organizações.

Referências


AGAPITO, Ana Paula Ferreira. Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Temporalis, Brasília, v. 16, n. 32, p. 123-140, jul. 2016.

ASANA. Disponível em: Acesso em: 01 dez. 2020.

CABRAL, Patricia Martins Fagundes. Desenvolvimento de competências coletivas de liderança e de gestão: uma compreensão sistêmico-complexa sobre o processo e organização grupal. 2007. 147 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

CAVALCANTE, Joseneide Franklin. Educação superior: conceitos, definições e classificações. MEC, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Pioneira, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando de pessoas: passo decisivo para a administração participativa. São Paulo: Makron Books. 1992.

CORTELLA, Mario Sergio. Por que fazemos o que fazemos?: Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. São Paulo: Planeta. 2016.

COVEY, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. 61. ed. Rio de Janeiro: Franklincovey. 2017. 462 f. ISBN: 978-85-7684-062-6.

DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson, 2004.

DIGITAL.AI. The 14th Annual State of Agile Report. 2020. Disponível em: . Acesso em: 21 dez. 2020.

FIGUEIREDO, Anelice Maria Banhara, et al. Pesquisa Científica e trabalhos acadêmicos. 2. ed. Chapecó: UCEFF, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

GOLEMAN, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor: Os princípios de liderança do monge e o executivo. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante. 2006.

HUNTER, James C. De volta ao mosteiro: O monge e o executivo falam de liderança e trabalho em equipe. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante. 2014.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, p. 76-97, 2006.

RODRIGUES, G. M. Ensino privado: a qualidade e a imagem. SS Colombo, GM Rodrigues & Colaboradores (Orgs.), Desafios da gestão universitária contemporânea, p. 43-58, 2011.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projeto de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão. Dissertações e Estudo de Caso, v. 2, 1999.

ROSSATO, Ricardo. Universidade: nove séculos de história. Universidade de Passo Fundo, UPF Editora, 2005.

SCHWABER, K; SUTHERLAND, J. Guia do Scrum. 2017. Disponível em . Acesso em: 01 nov. 2020.

SCRUM ALLIANCE INC. O que é Scrum? 2011. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2020.

SOARES, Silviane Lawall et al. Experiência de Gestão de Equipes de Educação a Distância Através da Metodologia Ágil Scrum. Revista Connect EAD / ISSN 2595-5683, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 43 - 57, apr. 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2020.

SUTHERLAND, J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. 2. ed. São Paulo: Leya; 2016.

GONÇALVES, Thiago. Sprint Scrum: o que é e como funciona? 2018. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2020.

VERGANI, Andréa de Melo. Os desafios do Gestor nas Instituições de Ensino Superior. 2019. Disponível em:


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.