A IMPORTÂNCIA DO MARKETING JURÍDICO DIGITAL PARA OS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

Francisco Dion Cleberson Alexandre, Dioni Rodrigues, Eduardo Willers

Resumo


O presente artigo tem como tema o marketing jurídico digital, com o objetivo de abordar sua importância na atuação dos advogados, como uma forma de manter e conquistar novos clientes. Atualmente o tema mostra-se pertinente, uma vez que, com o avanço das tecnologias da informação, por meio das redes sociais, as relações pessoais estão cada vez mais sendo conectadas digitalmente, na qual, pode ser um meio, posicionada pelo advogado para conquistar clientes utilizando as diversas redes sociais a disposição. Todavia, o advogado fica subordinado ao que determina o Estatuto da Advocacia, prevista pela lei 8.906/94, tolhendo a utilização desses meios de comunicação. Por isso, o presente artigo visa analisar o marketing jurídico na era digital, abordando a limitações e as possibilidades que os advogados sofrem em decorrência do regimento do Estatuto. Os métodos para o desenvolvimento do trabalho foram através de pesquisa documental indireta, abordagem dedutiva e de procedimento analítico para avaliar os critérios de solução do problema.

Referências


BASSO Bianca Vitória, WENDRAMIM, Cassiane. Marketing jurídico e suas limitações pelo código de ética e disciplina da ordem dos advogados do Brasil. 2019. 15. f. Artigo. (Bacharel em Direito) - Universidade do Oeste de Santa Catarina. São Miguel do Oeste. 2019.

BERTOZZI, Rodrigo. Marketing jurídico essencial. 1. ed. Curitiba: Juruá Editora. 2012.

BERTOZZI, Rodrigo. Marketing jurídico: A nova guerra dos advogados. 1. ed. Curitiba: Jaruá Editora, 2006.

BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil de 1988. Planalto. Disponível em: . Acesso em: 20/09/2020.

BRASIL. Lei nº 8.906 de 4 de julho de 1994. Dispõe sobre o estatuto da advocacia e a ordem dos advogados do Brasil (OAB). Planalto. Disponível em: . Acesso dia: 25/09/2020.

CARTONI, Paola Regina, OLIVEIRA, Juliana Rocha de. Marketing Jurídico: Uma estratégia eficiente para advogados brasileiros. 2016. 15. f. Artigo. (Bacharel em Direito) - Faculdade Araguaia. Goiana/GO, 2016.

DICIO, Dicionário online de português. Disponível em: . Acesso em: 20/09/2020.

FONTANA, Marcelo Brandão. A história da advocacia e a função do advogado. 2007. 18. f. Artigo. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade de Marília. São Paulo. 2007.

FRAGOSO JÚNIOR, Antônio Carlos de Almeida. As possibilidades do marketing digital à luz do código de ética e disciplinares da ordem dos advogados do Brasil. 2017. 68. f. Monografia. (Bacharel em Direito) – Universidade Federal da Bahia. Salvador/BA, 2017.

JÚNIOR, Hélio Vieira, NEVES Samara Tavares Agapto das. Advogado constitucionalmente essencial: A função social do advogado na sociedade. 2014. 5. f. Artigo. (Bacharel em Direito) – Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva. São Paulo. 2014.

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados. 12. ed. Futura, 2000.

KOTLER, Philip, ARMSTRONG Gary. Introdução ao Marketing. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

MACHADO, Alberto de Paula, FERRAZ, Sergio. Ética na advocacia: estudos diversos. Brasília: OAB Editora, 2004.

MENDONÇA, Letícia Freitas, MARINHO, Maria Edevalcy Pinto. Publicidade jurídica tradicional e digital: Sua utilização pelos advogados e escritórios de advocacia através de ferramentas de Marketing sem configuração de mercantilização. 2019. 20. f. Artigo. (Bacharel em Direito) – Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo/SP. 2019.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Código de ética e disciplina dos advogados do Brasil. Disponível em: . Acesso dia: 25/09/2020.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Provimento nº 94/2000. Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e informação da advocacia. Disponível em: < oab.org.br/leis/normas/legislação/provimentos/94-2000>. Acesso dia: 25/09/2020.

PADILHA, Rodrigo. Marketing jurídico: O que é e como funciona na prática. 2017. Disponível em: . Acesso em: 11/11/2020.

PAGANI, Caroline G. Marketing jurídico: redes sociais para advogados. 2018. 54 f. Monografia. (Bacharelado em Direito) – Universidade do Sul de Santa Catarina. Santa Catarina. 2018.

SILVA, Juliana Alves Cardoso da, DE ABREU, Nicia Nogueira Diógenes Santos, CUNHA JÚNIOR, Eurípedes Brito. Marketing Jurídico: Redes sociais para advogados brasileiros à luz do código de ética e disciplina da OAB.2019. 22. f. Artigo. (Bacharel em Direito) – Universidade Católica de Salvador. Bahia, 2019.

SILVA, Renan Timbó. Marketing jurídico. 2010. 72 f. Monografia. (Bacharel em Administração) - Universidade de Brasília. Brasília/DF. 2010.

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre o marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .