UMA PROPOSTA INTER/TRANSDICIPLINAR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Camila Daltoé, Lourdes Conci Griebeler, Maria Preis Welter

Resumo


O presente artigo analisa a importância do planejamento escolar juntamente com os métodos avaliativos, com ênfase na análise da prática docente destacando a influência da inter/transdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem na disciplina de matemática, através da inter-relação do conteúdo da geometria com o meio ambiente, visando a construção da prática consciente. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica resgatando as metodologias fundamentais para efetivar o processo de ensino aprendizagem, juntamente com os métodos de planejamento e avaliação escolar. Apresenta também a análise da prática docente tendo como alicerce a relação existente dos conteúdos matemáticos com os temas transversais, em especial sobre o meio ambiente e a ética. Dessa forma, este estudo demonstra a importância da inserção de métodos sustentáveis no ensino da matemática, como uma maneira de trabalhar-se com valores atitudinais em meio ao convívio socioambiental na sociedade contemporânea. Além disso, destaca a relevância do estudo inter/transdisciplinar da geometria com as demais áreas do conhecimento para difundir uma cultura com base na qualidade de vida humana e na sustentabilidade ambiental.
Palavras-chave: Planejamento escolar, Avaliação, Inter/transdiciplinaridade, Geometria.

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