O BRINCAR NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA

Susana Michels, Maria Preis Welter

Resumo


O presente artigo é resultado de um trabalho de pesquisa, que tem como tema “O brincar na formação integral da criança”, realizado como requisito para obtenção de uma bolsa de pesquisa do Artigo 171. O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, esta desenvolvida numa creche, na qual tem matriculadas crianças de quatro meses a dois anos de idade. O presente estudo é de suma importância para pedagogos, professores, escola e famílias que tenham a intenção de educar, auxiliando a criança a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. Para tanto, tem-se a necessidade de conhecer o processo de ensino aprendizagem das crianças, levando em consideração sua formação integral, através da organização de uma rotina adequada, ressaltando a importância do brincar. Desta forma, busca-se contribuir para a conscientização da importância do brincar para as crianças, estimulando as múltiplas competências e habilidades para a compreensão das temáticas abordadas como expressão da complexidade social e da diversidade cultural. Também é importante ressaltar que se deve observar a realidade, identificando os tipos de atividades lúdicas e os recursos disponíveis para o desenvolvimento das crianças, buscando juntamente com os pais e educadores a concepção sobre brinquedo e brincadeiras.
Palavras chave: Brincadeira; Brinquedo; Aprendizagem; Desenvolvimento.

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