SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL: A INFLUÊNCIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Susana Michels, Maria Preis Welter

Resumo


O presente artigo tem como finalidade ressaltar a influência da Síndrome da Alienação Parental (SAP) no processo ensino aprendizagem. Com a pesquisa objetivou-se conhecer sobre a SAP, ressaltando a importância da boa convivência familiar e escolar para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. É importante pensar no ambiente que as crianças frequentam diariamente. Como elas passam grande parte de seu tempo nas escolas, este espaço precisa ser aconchegante, acolhedor, que estimule uma boa convivência com toda a equipe escolar. No entanto, sabe-se que os filhos se espelham nos pais, que são modelos de convivência diária, sendo imprescindível um ambiente familiar com boa convivência e que seus membros saibam lidar com os conflitos. Através do levantamento de dados, percebe-se que a SAP é um abuso emocional contra a criança, no qual seu genitor alienador faz com que ela odeie o outro genitor, impedindo-a de visitá-lo, recusando de passar chamadas telefônicas, entre outros. São várias as consequências para uma criança envolvida na SAP, como o comprometimento do desenvolvimento psíquico, manifestando medo, insegurança, isolamento, tristeza, falta de organização e dificuldades escolares. Da mesma forma, faz-se uma reflexão sobre a importância da parceria família e escola para a garantia dos direitos da criança. Assim, é de responsabilidade da família, juntamente com a escola, proporcionar uma educação de qualidade, sendo a convivência familiar de extrema importância na formação da pessoa, considerada a família a base da construção humana.
Palavras-Chave: Síndrome da Alienação Parental. Escola. Aprendizagem.

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