JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Kelin de Cezaro Vogt, Claudine Machado Badalotti

Resumo


Os jogos e brincadeiras existem no cotidiano da criança desde os tempos primordiais, porém começaram a ganhar importância na vida escolar delas a pouco tempo, quando passaram a ser estudadas e ganharam cada vez mais espaço nas escolas pelo seu importante papel no desenvolvimento da criança. É o momento pelo qual ela passará a expressar suas fantasias, desejos, medos, sentimentos e conhecimentos, aperfeiçoando-os com o decorrer de seu desenvolvimento. A aproximação do conhecimento cientifico que os jogos e as brincadeiras trazem para a criança é importante, leva a vivenciar situações e soluções de problemas que as aproximam daquelas que o homem enfrenta. Na brincadeira a assimilação do mundo é de maneira descompromissada com a verdadeira realidade, pois é a criança quem cria a função de um objeto e não é predeterminado pela realidade deste, assim ela ordena, reflete, desorganiza, constrói, destrói e reconstrói o mundo a sua maneira, adquirindo sua própria opinião e descobrindo seu papel no mundo.

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