DESENVOLVIMENTO DA HUMANIDADE NA PESSOA É RESULTADO DE APRENDIZAGEM
Resumo
Este estudo tem o objetivo de refletir sobre a aprendizagem, com o intuito de demonstrar que todos podem aprender, desde que passem por processos de ensino intencionais qualificados, citando, neste artigo, o exemplo do aprendizado da música, considerado geralmente como um dom. Caracteriza-se como um estudo teórico, resultado de leitura e amplo debate da obra de Leontiev, especialmente do livro O Desenvolvimento do Psiquismo (1978). A partir dos estudos realizados, houve a percepção de que a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas são resultados da qualidade dos processos intencionais de mediação; que aprendemos a ser humanos conforme aprofundamos a aprendizagem do que a humanidade construiu culturalmente no decorrer do processo civilizatório e que as aptidões musicais, como o desenvolvimento do ouvido tonal, são possíveis a partir de órgãos funcionais psicológicos inteiramente novos formados a partir da aprendizagem.
Referências
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978
MARTINS, Joao Batista. Da relação Vigotski e Leontiev - Alguns apontamentos a respeito da história da psicologia soviética Interamerican Journal of Psychology [en linea] 2013, 47 (Sin mes): [Fecha de consulta: 6 de julio de 2017] Disponible en: ISSN 0034-9690
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. Trad. Florestan Fernandes. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
SALATIEL, José Renato. Marx - Teoria da Dialética: contribuição original à filosofia de Hegel. [s.l.], 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 de jul. 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
 
		
		Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
