CONSCIÊNCIA CULTURAL INDÍGENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO MUNICÍPIO DE TRÊS PALMEIRAS – RS
Resumo
Este artigo é um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com sete professore da educação infantil e com cinco membros da comunidade indígena do município de Três Palmeiras/RS, com o fim de analisar suas percepções a respeito da inserção de alunos indígenas na educação infantil regular considerando os aspectos positivos e negativos em relação a perda da cultura étnica dos alunos indígenas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais transcritas, submetidas à análise de conteúdo.
Referências
Biblioteca Digital Câmara dos Deputados - Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://bd.camara.leg.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/19339/ldb_11ed.pdf?sequen e=17
BRASIL. Lei nº 11.645 em março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena Disponível em: Acesso em: 15/05/2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, MEC, SEB, 2010.
CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação infantil: pra que te quero?Artmed, Porto Alegre, 2001.
POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Disponível em: https://ensinosuperiorindigena.wordpress.com/index/povos-indigenas-no-brasil/. Acesso em 13/05/2015.
TIRADENTES, J. A. Sociedade em Construção: História e Cultura Indígena Brasileira. 1ª edição Direção Cultural, São Paulo, 2008.
UNIC – United NationsInformation Centre. Declaração das Nações Unidas Sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Rio de Janeiro, 2008.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. Martins Fontes, São Paulo, 1991.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
 
		
		Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
