AS EXPERIÊNCIAS QUE “NOS PASSAM” NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo aprofundar a compreensão do conceito de experiência largamente utilizado na Educação infantil. Metodologicamente parte de uma pesquisa-ação, que analisa uma experiência em desenvolvimento com crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil. Tematizou-se também durante a pesquisa o panorama da Educação Infantil e o conceito de experiência a partir de Walter Benjamin. Como resultados desta pesquisa destacamos: a experiência como algo significativo e que nos passa; a pobreza das experiências significativas vividas pelas crianças no tempo presente e, a importância da escola em proporcionar possibilidades de experiências significativas que envolvam a vida das crianças.
Referências
SANTOS, Sandro Vinícius Sales dos. Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil. Revista Pro-Posições | v. 26, n. 2 (77) | p.. 223-239. mai./ago. 2015
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96. MEC, 1996
MUNICÍPIO DE ANCHIETA. Lei Complementar 057/2016. SMECE, 2016
MUNICÍPIO DE ANCHIETA. Documento curricular da educação infantil. SMECE, 2017.
VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
GERHARDT, Genifer. Caminhando com Tim Tim. Vídeo, 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1dYukOrq5RI
BOLLE, Willi. Na vasta obra de Walter Benjamin. In BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Ed. 34, 2002.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcos Vinicius Mazzari.,São Paulo: Ed. 34, 2002.
MAZZETTI, Maria; CAMPOS, Edson. Maricota sem dona. São Paulo: Editora ao Livro Técnico, 1985.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005
Apontamentos
- Não há apontamentos.
 
		
		Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
