A APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO MUSICAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Victoria Talamini Rojas

Resumo


Este artigo teve como objetivo mapear os trabalhos a respeito da aprendizagem de educação musical de crianças com deficiência intelectual. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, cujo caminho metodológico está organizado em três etapas que analisam os trabalhos já publicados nessa temática. O embasamento teórico desta pesquisa são resultantes da revisão de literatura sobre o tema, são utilizados autores como Dias e Oliveira (2013), Primo e Junior (2012) e Glat (2007) para conceituar deficiência intelectual;  Vigotski (2001; 1997) por Dias e Oliveira (2013) com a perspectiva histórico-cultural para fundamentar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança com deficiência; como também, Louro (2004) para explanar quanto às possibilidades da educação musical para tal público. As reflexões construídas a partir do levantamento bibliográfico nos permitem compreender que as crianças com deficiência intelectual não são menos desenvolvidas que crianças com desenvolvimento considerado típico, apenas possuem o desenvolvimento diferente e que para trabalhar educação musical, elas devem  ter  as suas particularidades respeitadas com as devidas adaptações que potencializam a aprendizagem musical significativa.

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