A RECREAÇÃO E O LAZER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Resumo
O presente estudo traz um esclarecimento com relação às práticas de Recreação e Lazer, bem como sua origem, sua caracterização e importância. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão de literatura. Busca promover uma exposição acerca da intervenção do Profissional de Educação Física no campo da recreação e do lazer na sociedade contemporânea. Toda atividade que a pessoa executa em seu tempo disponível no lazer visa sempre a diversão, descontração, convívio social e que proporcione para o indivíduo uma sensação de bem estar. Nos dias atuais, devido ao crescente desenvolvimento das cidades e a diminuição dos espaços urbanos de lazer, as pessoas estão resgatando antigas práticas e buscando alternativas de atividades físicas através da recreação e do lazer em ambiente natural. Percebe-se que, ao longo da história do capitalismo, as relações trabalho/lazer formam um sistema constituído por um movimento interdependente originado a partir da revolução industrial. Para autores marxistas, o tempo de lazer é inquinado pelos valores calamitosos do capitalismo, mas alertam para a necessidade de que deva ser considerado uma reivindicação social ao desenvolvimento total do ser humano. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividade lúdica está relacionada com a ludicidade, atividades referentes a jogos e o ato de brincar. Sendo o lazer como um espaço de interação social que pode colaborar para que as pessoas tenham uma visão contestadora da ordem social vigente, faz-se necessário tratá-lo enquanto um bem social, onde, justifica a sua inclusão como política pública.
Referências
ALVES, R. É brincando que se aprende. Páginas Abertas. v. 27, n. 10, p. 20-21, 2001.
BARBANTI, V. J. Dicionário de Educação Física e Esporte. São Paulo: Manole, 2003.
BISCOLI, I. Â. Atividade lúdica uma análise da produção acadêmica brasileira no período de 1995 a 2001. 2005. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
BOMTEMPO, E.; HUSSEIN, C. L.; ZAMBERLAN, M. A. T. Psicologia do brinquedo: aspectos teóricos e metodológicos. São Paulo: Editora da USP Nova Stella, 1986.
BRÊTAS, A. Educação Física, lazer e ousadia. Revista Eletrônica da Escola de Educação Física e Desportos – UFRJ. v. 6, n. 2, 7 p., julho/Dezembro, 2010.
BRAMANTE, A. C. Recreação e Lazer: concepções e significados. Campinas, SP: Unicamp, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 30 mai 2021.
CAVALLARI, V. R.; ZACARIAS, V. Trabalhando com recreação. 5. ed. São Paulo: Ícone, 2001.
DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1973a. LINHALES, Meily Assbú; VAGO, Tarcísio Mauro. Infância e conhecimento escolar: princípios para a construção de uma Educação Física "para" e "com" as crianças. Revista Pensar a Prática, Goiânia: Ed. UFG, v. 5, p. 92-105, jul./jun. 2001 - 2002.
FRIEDMANN, A. O direito de brincar: a brinquedoteca. 4ª ed. São Paulo: Abrinq, 1996.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Perspectiva: São Paulo, 1999.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1999
LEÃO JUNIOR, Cleber Mena; DE LUCENA, Angélica Almeida. Quem é o profissional que atua no segmento da recreação. 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 jun 2021.
MARCELLINO, N.C. Estudos do Lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996.
MARCELLINO, N.C. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 2010.
MONTTI, Marcelo. Importância da Atividade Física. 2005. Disponível em: http://boasaude.uol.com.br. Acesso em: 20 abr 2021.
MORAES, R. F. Lazer e Recreação – Diferença entre os conceitos. 2012. Disponível em: < http://professorrafaelfm.blogspot.com.br/2012/08/lazer-e-recreacao-diferenca-entre-os.html>. Acesso em: 30 mai 2021.
PIMENTEL, Giuliano. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí: Fontoura, 3003.
RODRIGUES, L.G.C; MARTINS, J.L. Recreação: trabalho sério e divertido. São Paulo: Ícone, 2002.
ROSADO, D. G. et al. Recreação e Lazer – relações com a educação física. Disponível em: . Acesso em: 30 mai 2021.
SAVIANI D. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 2. ed. Petrópolis: Vozes; 1994. p. 151-68.
SOARES, C.S. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Revista paulista de educação física, São Paulo, v. 2, p. 6-12, 1996.
TEIXEIRA, M.C.A. Políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil. Dissertação de Mestrado em Administração de Empresas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2010.
ZINGONI, P. Marco Lógico: uma metodologia de elaboração, gestão e avaliação de projeto social de lazer. In: MARCELLINO, N. C.; ZINGONI, P.; PINTO, L. M. S. M.. Como fazer projetos de lazer: elaboração, execução e avaliação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
 
		
		Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
