MANEJO DOS LEITÕES COM BAIXA VIABILIDADE NA MATERNIDADE – RELATO DE CASO
Resumo
Referências
ALMEIDA, Renzo De Freire. O ferro no metabolismo e desempenho de suínos. Tese apresentada como requisito para a obtenção do título de Doutor em Ciência Animal. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2006.
ALVEZ, André Brandão. Metabolismo de ferro em Suínos- Uma Revisão. O artigo é resultado do desenvolvimento de pesquisa do programa PIBIC/UFU/ CNPq. FAMEV, UFU, CP 593, Uberlândia/ MG.
BRIDI, A. SILVA, C.A. Anemia ferropriva em leitões recém-nascidos: sua influência sobre a produção de suínos. Professores da Universidade Estadual de Londrina/ UEL/ZOOTECNIA/MEDICINA VETERINÁRIA. Disponível em:< http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4753/material/Uso%20do%20Ferro%20Dextran%20em%20Leit%C3%B5es%202.pdf >.
CAMPOS, Camila Poles; SOUZA, Giuliano Dalla Palma; PEREIRA, Daniela Mello. Cuidados com os Leitões no Pós-Parto e nos Primeiros Dias de Vida. In: Revista cientifica eletrônica de medicina veterinária, n. 11. Garça/SP: 2008.
CASTRO, Hudson Fernandes. Manejo na maternidade de suínos. Disponível
em:
COUTINHO, Gabriel Santos. Conforto térmico e manejo de suínos na maternidade levando em consideração o bem-estar animal. Revista Eletrônica
Nutritime, Jan/fev, 2014. Disponível em .
CYPRIANO, Cristiana Reis. Alternativas de manejos em leitões neonatos para melhorar o desempenho na fase lactacional. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, 2008.
DIAS, Alexandre Cesar; et al. Manual Brasileiro de boas práticas agropecuárias na produção de suínos. Brasília: ABCS, MAPA, 2011.
FERRARI, Cristina Vicente. Efeito do peso ao nascer e ingestão de colostro na mortalidade e desempenho de leitões após a uniformização em fêmeas de diferentes ordens de parição. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, 2013.
FURTADO, C.S.D., MELLAGI, A.P.G., CYPRYANO, C.R, BERNARDI, M.L e BORTOLOZZO, F.P. Fatores não infecciosos que influenciam o desempenho de leitões lactentes. UFRGS-FaVet- Setor de suínos. Av. Bento Gonçalves. Porto Alegre/RS, 2007.
FURTADO, Cristiane da Silva Duarte. Influência do peso ao nascimento e lesões no desempenho de leitões lactantes. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, 2007.
HEIM, G, MELLAGI, A.P.G, et al. Absorção de IgG via colostro em leitões biológicos e adotados após a uniformização da leitegada. Arq. Bras. Med. Vet. Zootc, v.63, n.5, p.1073-1078. Porto alegre/RS, 2011
KOLLER, Felipe Leonardo. Manejo dentário em leitões: efeitos no ganho de peso na maternidade e creche, prevalência de abcessos periapicais e isolamento dos agentes bacterianos envolvidos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Veterinária Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias, Porto Alegre/RS, 2006.
MANI, Iana Pimentel. Manejo da maternidade da Suinocultura. Relatório de Estagio Curricular Obrigatório. Universidade Federal de Goiás. Jataí/GO, 2011.
MOURA, Mariana de Souza. Suplementação de ferro para leitões- Revisão. Revisão de literatura apresentada como parte das exigências da disciplina Seminário I do programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Campo Grande/MS, Maio de 2008.
SILVA, Caio Abércio da, DIAS, CLEANDRO Pazinato, MANTECA, Xavier. Práticas de manejo com leitões lactentes: revisão e perspectivas vinculadas ao Bem-Estar Animal. Faculdade de veterinária e Programa de Pós Graduação em Veterinária da Universidade Federal de Pelotas, JAN/JUN 2015, P. 113-134.
SOBESTIANSKY, Jurij; SILVEIRA, PRS da; SESTI, L. A. C. Suinocultura intensiva: produção, manejo e saúde do rebanho. Brasília: Embrapa – SPI; Concordia: Embrapa – CNPSA, 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
