DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO PARA INSTITUIÇÕES

João Carlos Pereira, Ricardo Werlang

Resumo


Resumo. Dentro de uma instituição de ensino existe um fluxo constante de conhecimento sendo gerado e transmitido. A entrada e saída de indivíduos na instituição, principalmente de professores, faz com que o nível de conhecimento presente na instituição se torne muito variável. Com base nesta variação de conhecimento, identificou-se a necessidade do desenvolvimento de um sistema que possibilite a diminuição da perda de conhecimento da instituição, e ainda a melhoria do conhecimento transmitido entre professores e acadêmicos. Com o intuito de resolvermos o problema de como transmitir conhecimento de professores especialistas para professores novatos de forma consistente para otimizar o nível de aprendizagem dos acadêmicos e ainda preservar o conhecimento dentro da instituição, desenvolvemos um sistema capaz de unir conceitos ligados as áreas de filosofia, pedagogia e tecnologia da informação e obter resultados que possibilitam o aperfeiçoamento do conhecimento interno. Analisando os fatos e a realidade de uma instituição de ensino, podemos obter os requisitos e funcionalidades necessárias para a criação da aplicação. Após o desenvolvimento e implantação do sistema foi possível obter-se resultados que afirmam que o uso deste tipo de sistema só tem a contribuir para instituições de ensino.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento; tecnologia; Ensino; Metodologia.


Referências


ABEL, Mara. Estudo da perícia em petrografia sedimentar e sua importância para a engenharia de conhecimento. 2001. 239 p. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria. Porto Alegre.

ALVARENGA NETO, Rivadavia Correa Drummond de. Gestão do Conhecimento em Organizações: Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo. Belo Horizonte: Saraiva, 2008. 236 p.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Nova Fronteira, 1986.

QUESADA, Aparecido et al. Apostila de MySQL. São Paulo: Cge Coordenadoria do Governo Eletrônico, 2001. 60p.

LOPES, S. O que é PHP. 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2016.

LUCHESI, Eunice Soares Franco. GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. São Paulo: Cet, 2012. p.17 Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2016.

OLIVEIRA, Andréa. Tipos de aula e seus respectivos conceitos. 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2016.

RANGEL, Mary. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2014. 46 p.

SILVA, Maurício Samy. CSS3: desenvolva aplicações web profissionais com uso dos poderosos recursos de estilização das css3. São Paulo: Novatec, 2012. 25 p.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.