DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO PARA INSTITUIÇÕES
Resumo
Resumo. Dentro de uma instituição de ensino existe um fluxo constante de conhecimento sendo gerado e transmitido. A entrada e saída de indivíduos na instituição, principalmente de professores, faz com que o nível de conhecimento presente na instituição se torne muito variável. Com base nesta variação de conhecimento, identificou-se a necessidade do desenvolvimento de um sistema que possibilite a diminuição da perda de conhecimento da instituição, e ainda a melhoria do conhecimento transmitido entre professores e acadêmicos. Com o intuito de resolvermos o problema de como transmitir conhecimento de professores especialistas para professores novatos de forma consistente para otimizar o nível de aprendizagem dos acadêmicos e ainda preservar o conhecimento dentro da instituição, desenvolvemos um sistema capaz de unir conceitos ligados as áreas de filosofia, pedagogia e tecnologia da informação e obter resultados que possibilitam o aperfeiçoamento do conhecimento interno. Analisando os fatos e a realidade de uma instituição de ensino, podemos obter os requisitos e funcionalidades necessárias para a criação da aplicação. Após o desenvolvimento e implantação do sistema foi possível obter-se resultados que afirmam que o uso deste tipo de sistema só tem a contribuir para instituições de ensino.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento; tecnologia; Ensino; Metodologia.
Referências
ABEL, Mara. Estudo da perícia em petrografia sedimentar e sua importância para a engenharia de conhecimento. 2001. 239 p. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria. Porto Alegre.
ALVARENGA NETO, Rivadavia Correa Drummond de. Gestão do Conhecimento em Organizações: Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo. Belo Horizonte: Saraiva, 2008. 236 p.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Nova Fronteira, 1986.
QUESADA, Aparecido et al. Apostila de MySQL. São Paulo: Cge Coordenadoria do Governo Eletrônico, 2001. 60p.
LOPES, S. O que é PHP. 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2016.
LUCHESI, Eunice Soares Franco. GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. São Paulo: Cet, 2012. p.17 Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2016.
OLIVEIRA, Andréa. Tipos de aula e seus respectivos conceitos. 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2016.
RANGEL, Mary. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2014. 46 p.
SILVA, Maurício Samy. CSS3: desenvolva aplicações web profissionais com uso dos poderosos recursos de estilização das css3. São Paulo: Novatec, 2012. 25 p.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
