IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA INTERNO DE STREAMING DE VÍDEO APLICADO A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
A utilização do vídeo com o objetivo de divulgação e transmissão de informações está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, organizações, e instituições de ensino, tendo como objetivo principal transportar informações de maneira ágil entre todos os envolvidos. É importante destacar a implantação de um sistema de streaming de vídeo com o intuito de auxiliar nesse processo, criando um canal de comunicação visual centralizado. O streaming estimula o marketing interno, contribuindo na valorização institucional, participando na divulgação dos trabalhos, e atividades realizadas dentro ou através da instituição de ensino. Dessa maneira buscou-se implantar, analisar e descrever o seu processo de implantação, apontando suas utilidades, custos e funcionalidades. Entre os softwares utilizados durante o processo estão o Wowza Streaming Engine responsável pela centralização e distribuição do vídeo, o software Wirecast para criação e manipulação das tomadas de vídeo realizadas, e também o VLC Media Player para reprodução do streaming.
Palavras-chave: Informação, Comunicação, Streaming, Canal.
Referências
ROSINI, Alessandro Marco. As Novas Tecnologias da informação e a educação a
distância. São Paulo: Cengage Learning, 2007. 131 p.
MORAES, Giseli Diniz de Almeida; TERENCE, Ana Cláudia Fernades; ESCRIVÃO
FILHO, Edmundo. A Tecnologia da Informação como Suporte à Gestão
Estratégica da Informação na pequena Empresa. 2004. Disponível em:
. Acesso em: 29 abr. 2016.
OLIVEIRA, Zita Prates et al. O papel da comunicação interna institucional na
relação comaut: SBUFRGS. 2012. Disponível em:
=1>. Acesso em: 22 abr. 2016.
LIMEIRA, Tania Maria Vidigal. E-marketing: O Marketing na Internet com Casos
Brasileiros. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. 352 p.
SOUSA, Breiitner Victor de; GOLLNER, André Petris. As Mídias como
Ferramentas de comunicação Organizacional: Um estudo de Caso na Embraer.
Disponível em:
.
Acesso em: 19 abr. 2016.
AVILA, Renato Nogueira Perez. Streaming: Aprenda a criar e instalar sua rádio ou
TV na internet. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. 143 p.
ALVAREZ, Miguel Angel. O que é streaming: Descubra a tecnologia que nos
aproxima para uma Internet de rádio e televisão. 2004. Disponível em:
. Acesso em: 10 maio 2016.
MARQUES, Vasco. Vídeo Marketing: Conquiste mais audiências online. Lisboa:
Conjuntura Actual, 2015. 271 p.
NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa: Características, usos e possibilidades.
Disponível em:
_usos_e_possibilidades.pdf>. Acesso em: 21 maio 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
