UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE O PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR
Resumo
Este estudo tem por objetivo realizar uma análise bibliométrica acerca das publicações sobre decisão de compra encontrados na base de dados Spell. Para isso, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e exploratória. A pesquisa analisou 41 artigos científicos sobre decisão de compra, que foram encontrados no mapeamento. Como principais resultados obteve-se que a maior parte dos estudos se caracteriza como quantitativa, que ocorreu em sua grande maioria por meio de uma survey. Além disso, outros estudos foram realizados e utilizado tanto características qualitativas quanto quantitativas. Os autores Kotler e Keller foram mencionados nestes artigos como principais modelos teóricos, os quais foram evidenciados em 3 estudos. Ao analisar os autores que publicaram sobre o tema, percebeu-se que apenas 6 deles destacaram-se, com 2 publicações cada, outros 105 pesquisadores obtiveram apenas uma publicação. Sobre as instituições de ensino superior, a USP é a instituição que possui mais publicações, e o ano com maior destaque das pesquisas na área foi em 2009. Acerca disso conclui-se que as pesquisas referentes às decisões de compra, apesar de estarem consolidadas, ainda há a necessidade de continuar os estudos com consumidores de produtos ou serviços, visto que ainda existem áreas a serem exploradas, tais como: Clientes que preferem comidas diversificadas, comidas de rua, assim como a estrutura da família e a influência dos jovens no processo decisório de compra, outra possibilidade de estudo está ligada em estudar o comportamento das pessoas em diferentes classes econômicas.
Palavras-chaves: Decisão de compra, consumidores, influências.
Abstract: The main purpose of this study is to perform a bibliometric analysis of the purchase decision publications found in the Spell database. For this, the research is characterized as qualitative, descriptive and exploratory. The research analyzed 41 scientific articles on purchase decision, which were found in the mapping. As main results it was obtained that most of the studies are characterized as quantitative, that occurred in the great majority by means of a survey. In addition, other studies have been carried out and used both qualitative and quantitative characteristics. The authors Kotler and Keller were mentioned in these articles as main theoretical models, which were evidenced in 3 studies. When analyzing the authors that published on the subject, it was noticed that only 6 of them stood out, with 2 publications each, another 105 researchers obtained only one publication. Regarding higher education institutions, USP is the institution that has the most publications, and the year with the most prominence of research in the area was in 2009. It is concluded that research on purchasing decisions, despite being consolidated, There is still a need to continue the studies with consumers of products or services, since there are still areas to be explored, such as: customers who prefer diversified foods, street foods, as well as family structure and the influence of young people in the process Purchasing decision; Another possibility of study is linked in studying the behavior of people in different economic classes.
Keywords: Purchase decision, consumers, influences.
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