PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO DEPARTAMENTO PESSOAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO REFERENTE À IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL

Cristian Samuel Wandscheer, Ana Luisa Berwanger Mallmann

Resumo


O governo federal, visando agilizar, desburocratizar e simplificar o envio das informações trabalhistas e previdenciárias, criou o eSocial, um sistema complexo que substituirá 15 obrigações acessórias trabalhistas. Por conta disso, o estudo teve por objetivo identificar qual a percepção dos profissionais do departamento pessoal nas instituições de ensino pertencentes ao sistema AMPESC referente à implantação do eSocial. A metodologia utilizada caracterizou-se como teórica-empírica, a abordagem do problema foi quantitativa, o objetivo foi considerado descritivo e os procedimentos de pesquisa foram por meio de levantamento de dados. Em relação aos resultados da pesquisa, 76% dos respondentes acreditam que o maior beneficiado com a implantação do programa será o governo, uma vez que terá acesso a todas as informações relativas aos trabalhadores, gerando um maior controle nas relações trabalhistas e previdências. Referente à implantação do eSocial na instituição de ensino, 88% dos respondentes acreditam que ocorreu de maneira satisfatória ou boa, o que possui relação direta com a capacitação dos profissionais, pois 84% dos respondentes realizaram ao menos um curso ou mais referente ao tema, portanto, conclui-se que os profissionais buscaram se capacitar, desafiando-se em busca de treinamentos para estarem aptos à implantação do programa, pois a responsabilidade e as punições pela falta destas informações são muito significativas para as organizações.

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