INSERÇÃO DE MEIOS TECNOLÓGICOS NOS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES
Resumo
O artigo aborda a inserção de novas tecnologias no meio educacional para aperfeiçoar os métodos de ensino dos professores de modo a contribuir com o enriquecimento do conteúdo das aulas. Mas com toda essa tecnologia presente no cotidiano das pessoas, como inserir de forma eficaz os meios tecnológicos nos métodos de ensino dos professores a fim de enriquecer o conteúdo das aulas, com informações atualizadas, utilizando recursos em multimídia que tendem a atrair a atenção do educando? Tudo isso, sem que, no meio deste processo, o professor se sinta intimidado pelo aluno por ele ter um conhecimento mais prático em recursos tecnológicos. De que maneira aliar à tecnologia à educação de modo que o educando a use de forma positiva durante as aulas? A partir deste problema, o artigo terá como objetivo analisar recursos tecnológicos voltados à educação que podem ser inseridos na metodologia de ensino dos professores para, assim, aprimorar o aprendizado dos alunos em sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa ação, onde primeiro foi analisado a infraestrutura tecnológica da escola a fim de avaliar o que poderia ser utilizado na aplicação. A aplicação que se constituiu em inserir as tecnologias nos métodos de ensino de um determinado professor de uma escola pública. Antes e após a aplicação foram aplicados formulários para então saber se houve melhora ou não. Sendo que a avaliação do projeto foi positiva, tanto para alunos como professora, ambos adoraram a experiência e gostariam que a mesma continuasse. Foi possível observar que a inserção de um gestor da tecnologia da informação se faz necessário para auxiliar alunos e professores nas atividades e para sugerir softwares e atividades relacionadas com a tecnologia. Com o projeto concluído se observou a importância das tecnologias em sala de aula, auxiliando o professor e os alunos, além da relevância que tem um gestor da tecnologia da informação para ajudar os alunos e principalmente os professores.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Metodologia. Professor. Aluno.
Referências
COX, Kenia Kodel. Informática na Educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2003. 123 p.
CRIAÇÃO, Krafthaus Estúdio de. Proposta. Disponível em:
marie.com.br/proposta/>. Acesso em: 15 nov. 2015.
DIDONÊ, Débora. Falta cultura digital na sala de aula: Especialista em Mídia e Educação da Universidade Católica de Milão diz que a tecnologia e seu conteúdo devem fazer parte do dia-a-dia escolar. 2007. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2015.
DUARTE, Sinara. Software Livre na Educação: Lista de Softwares Livres Educacionais. 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2015.
DUOLINGO. Duolingo. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.
EDUCAÇÃO, Guia de. 5 aplicativos para você usar em sala de aula. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2015.
EDUCAÇÃO, Guia de. 7 aplicativos para melhorar sua aula. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2015.
GOOGLE. Google Drive. 2015. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2015.
GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na Era Digital: A Escola Educativa. Porto Alegre: Penso, 2015. 192 p.
KIDS, Discovery. Discovery Kids. Disponível em:
.br/>. Acesso em: 15 nov. 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 263 p.
MAINART, Domingos de A.; SANTOS, Ciro M.. A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Congresso Virtual Brasileiro de Administração: Online, 2010. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2015.
MORE. INFORMAÇÕES. 2013. Disponível em:
informacoes> . Acesso em: 14 nov. 2015.
PREZI. PREZI. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2015.
RIEDEL, Chris. 10 major Technology Trends in Education. 2014. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2015.
ROSA, Rosemar. TRABALHO DOCENTE: DIFICULDADES APONTADAS PELOS PROFESSORES NO USO DAS TECNOLOGIAS. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v. 1, n. 1, p.214-227, out. 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2015.
SC, do G1. Governo vai investir R$ 106 milhões em incentivo à inovação em SC. 2013. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2015.
SMARTKIDS. Smartkids. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2015.
SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica. Disponível em:
com.br/>. Acesso em: 15 nov. 2015.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor na Atualidade. 9. ed. São Paulo: Érica, 2012. 224 p.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 11. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2009. 213 p.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
