PAVIMENTO FLEXÍVEL: ANÁLISE ECONÔMICA DA APLICAÇÃO DO ASFALTO BORRACHA NA BR-163

Julio Cardinal, Dayana Beatriz Pauli, Charles Alexandre Anderson Luciano

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar economicamente a aplicação do Asfalto Borracha (AB) na BR-163, trecho que liga os municípios de Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira, visando o desempenho e a durabilidade do pavimento, visto que, a rodovia tem implicação no escoamento de safra que movimenta a economia do país. No decorrer do artigo buscou-se apontar quais os fatores que minimizam a solicitação do emprego do produto AB nas rodovias de produção atual. Embora o investimento inicial seja superior ao pavimento flexível convencional, o AB apresenta vantagens técnicas e ambientais, basta haver incentivos governamentais que priorizem a geração de mercadorias que prezem pela diminuição de resíduos ambientais.


Referências


AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Materiais de construção: normas, especificações, aplicação e ensaios de laboratório. 1ed. 2012.

BERNUCCI, Liedi Bariani et al. Pavimentação asfáltica - Formação Básica para Engenheiros. Rio de Janeiro: Petrobás, Abeda, 2006. 504p.

Estradas de Portugal S.A. Pavimentação: Características dos materiais. Caderno de Encargos Tipo Obra: Vol. 03. Portugual: Setembro, 2014.

FERREIRA, Antônio Marcos. Tipos de modais. Artigo Cientifico, IETEC, 2009.

LOPES, Veronica. Técnica do asfalto-borracha se expande em obras no estado. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: . Acessado em: 25 out 2016.

MAZZONETTO, Caroline. Transporte: Asfalto-borracha. Pini: 2011. Disponível em: . Acesso em 26 abr 2016.

SENÇO, Wlastermiler de. Manual de técnicas de pavimentação. Vol. 1, 2ª ed. ampl. São Paulo: PINI, 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.