COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ACÚSTICO AO RUÍDO AÉREO E AO RUÍDO DE IMPACTO ENTRE AMBIENTES COM DIFERENTES TIPOS DE LAJE
Resumo
No cenário atual, destacam-se a crescente verticalização das cidades, e ainda, o perfil de clientes que priorizam a qualidade de vida, conhecem seus direitos e passam a cobrá-los na hora de adquirir um imóvel. Neste contexto tem-se a NBR 15575-3 (ABNT, 2013), a qual trata do desempenho ao ruído aéreo e ao ruído de impacto entre lajes autônomas, e a NBR 10152 (ABNT, 2017) que descreve a respeito do conforto acústico entre diferentes ambientes. Desta forma, esta pesquisa foi realizada para comparar os níveis de transmissão de ruído de impacto e aéreo entre ambientes com diferentes tipos de lajes como: a nervurada com cubeta, a treliçada com tavela e a treliçada com EPS. Buscou-se verificar qual destas apresentava o melhor desempenho acústico. Os ensaios foram realizados in loco, sempre em dois ambientes dos edifícios, um emissor e outro receptor. Através dos resultados foi possível observar que para ruído de impacto a melhor opção seria a laje nervurada, e também, que em todos os casos avaliados a NBR 15575 (ABNT, 2013) fez-se atendida, especialmente, por esta apresentar uma grande margem de tolerância. Já para o ruído aéreo a laje treliçada com EPS foi a que mostrou os melhores resultados. Finalmente, concluiu-se que, em nenhum dos casos as lajes atenderam, conjuntamente, as normas de desempenho e de conforto.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-3. Edifícios Habitacionais - Desempenho. Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos. Rio de Janeiro, 2013.
______. NBR 10152: Níveis de Ruído para Conforto Acústico. Rio de Janeiro. 2017.
BERNARDES, Cláudio. Comparação do desempenho acústico entre paredes com bloco cerâmico convencional e bloco de concreto estrutural sem preenchimento. 2016. 49 f. Monografia (Graduação) – Curso de Engenharia Civil. Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, 2016.
COSTA, Ariana de Souza Cravallho; SANTANA, Lídia Chagas de; TRIGO, Antonio Carrera. Qualidade do Atendimento Ao Cliente: Um Grande Diferencial Competitivo Para As Organizações. Salvador: Revista de Iniciação Científica – Ric Cairu, v. 2, n. 2, jun. 2015. Disponível em:
CLIE NTE.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2017. 2017.
FREITAS, André. Acústica na Arquitetura. 2015. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2017.
MACHADO, Anaxágora Alves. Poluição sonora como crime ambiental. 18 f. Pós-graduação em Direito e Gestão ambiental pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2017.
RODRIGUES, Nara Caetano. Tecnologias de informação e comunicação na educação - um desafio na pratica docente. Universidade Federal de Santa Catarina. 2009. Fórum Linguístico, Florianópolis, v.6, n.1 (1-22), jan. 2009. Disponível em: . Acesso em: 03 mai. 2017.
SILVA, Heloisa Maria Machado. Urbanização, Aumento de Ruído e Problemas de Voz interferência de ruídos produzidos em espaços abertos na produção vocal de professores. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Área de Concentração: Urbanização e Meio Ambiente., Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano, Universidade da Amazônia, Belém, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
