RELEVÂNCIA DA VEGETAÇÃO NO PÁTIO ESCOLAR

Gracielle Rodrigues da Fonseca Rech, Jaqueline Henn, Vanessa Groth

Resumo


O conteúdo deste trabalho tem como foco principal desenvolver uma análise sobre a importância da educação ambiental para uma transformação social e o correto planejamento da vegetação em pátios escolares, em busca de locais mais confortáveis e agradáveis. O objetivo é colocar em discussão como as práticas responsáveis e conscientes das pessoas podem alcançar melhor qualidade de vida e um meio ambiente mais preservado. Objetiva-se abordar, ainda, questões como a escolha correta dos tipos de vegetação através de estudos do local de intervenção, para proporcionar maior conforto térmico, luminoso e acústico. Desse modo, realizou-se uma revisão de literatura para elencar a importância da educação ambiental e uso da vegetação no pátio escolar. Concluísse que o planejamento correto da vegetação em pátios escolares possui grande relação com o bem-estar de seus usuários.


Referências


ARAÚJO, Virgínia Maria Dantas de; GOULART, Solange Virgínia Galarca; SOUSA, Adriana Sbroggio de. 2014. vegetação como atenuador do clima local – Critérios para a escolha de espécies vegetais para instituição de ensino em um clima quente-úmido. Disponível em: . Acesso em: 15 de setembro de 2017.

AVILA, Angela Luciana de. 2008. A arborização como instrumento de educação ambiental no ensino fundamental. Disponível em: . Acesso em: 15 de setembro de 2017.

AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielson; RHEINGANTZ, Paulo Afonso; TÂNGARI, Vera Regina. O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres. Rio de Janeiro, 2011.

CARDOSO, Moro Luciano; FEDRIZZI, Beatriz; TOMASINI, Luis V Sérgio. 2004. Percepção da vegetação no pátio escolar. Disponível em: . Acesso em: 15 de setembro de 2017.

DELIBERADOR, Marcella Savioli.2010. O processo de projeto de arquitetura escolar no Estado de São Paulo: caracterização e possibilidades de intervenção.

FERNANDES, Odair de Sá, e ELALI, Gleice Azambuja. Reflexões sobre o comportamento infantil em um pátio escolar: o que aprendemos observando as atividades das crianças. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil. (2008). Disponível em: Acesso em: 19 de setembro de 2017.

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A Família como contextos de desenvolvimento humano. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil. (2007). Disponível em: . Acesso em 19 de setembro de 2017.

FISCHER, Vera Lúcia Bueno. Ambiente escolar, usuários e cotexto urbano. Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de Caxias do Sul. (1999). Disponível em: . Acesso em 19 de setembro de 2017.

JACOBI, Pedro. 2003. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Disponivel em: Acesso em 19 de setembro de 2017.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Arquitetura escolar o projeto de ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de textos, 2011.

RIOLI, Thyssie Ortolani.2016. Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de educação infantil. Disponível em: Acesso em: 15 de setembro de 2017.

SALVADOR, Carpi Junior; DIAS, Leonice Siolin; LEAL, Antonio Cezar.2016. Educação ambiental, conceitos, metodologias e práticas. Disponível em: . Acesso em 19 de setembro de 2017.

SAUVÉ, Lucie. 2005. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Disponível em: . Acesso em 19 de setembro de 2017.

VALESAN, Mariene. 2008. A vegetação e o ambiente construído: uma avaliação dos estudantes de arquitetura da universidade federal do rio grande do sul. Disponível em: Acesso em: 15 de setembro de 2017.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.