AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ACÚSTICO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA UNIVERSITÁRIA EM CHAPECÓ-SC

Alessandro Alves, Larissa Raquel Huf, Paola Avila, Paula Cecilia Floss

Resumo


O desempenho acústico em ambientes de trabalho é uma temática pouco discutida durante a fase de projeto, contudo os reflexos desse descaso ecoam no bem-estar dos profissionais ao longo do tempo. Este estudo tem o intuito de avaliar a performance acústica de uma Clínica Odontológica Universitária localizada no município de Chapecó, buscando comparar as condições de trabalho dos acadêmicos com o recomendado por norma. Foram realizadas medições de ruído no local durante atividade de alunos, por meio de um sonômetro, comparando os resultados com os índices normativos previstos para este tipo de atividade (NBR 10151, NBR 10152 e NR 15); além de correlacionar a emissão do som feita pelo equipamento odontológico com o layout de planta da clínica e condicionantes externas, complementado as análises com questionários aplicados aos acadêmicos. Observou-se que, na maioria dos casos, o espaço está adequado ao uso, conforme referenciais normativos, apenas em atendimentos às crianças os níveis de ruído excederam aos permitidos, em valores sutis. Conclui-se que o os usuários estão expostos a níveis superiores aos assentidos, contudo seu tempo de exposição está dentro do estimado pelas normas, assim, indica-se o uso de protetores auriculares para os casos esporádicos. Pode-se relacionar a manifestação de sintomas secundários citadas pelos acadêmicos, como estresse, ansiedade, insônia, transtorno de atenção e depressão, ao nível de ruído exposto. Notou-se ainda uma falha na classificação dos tipos de ambientes pela NBR 10152, que não contempla a descrição uma clínica odontológica e o semelhante usado descaracteriza o padrão da medição.


Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10151: Acústica - Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas - Aplicação de uso geral. Rio de Janeiro: ABNT, 2019. 24p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10152: Acústica - Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações. Rio de Janeiro: ABNT, 2017. 21p.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 15 - Atividades e Operações Insalubres. Anexo N. º 1. Disponível em: < http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras/norma-regulamentadora-n-15-atividades-e-operacoes-insalubres >. [Acesso em: 27 mar. 2020].

KEENAN, V. R. Ruído em consultório odontológico: Dos riscos à prevenção; Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Audiologia Clínica. Porto Alegre, 1999. Disponível em: [Acesso em: 27 mar. 2020].

PIO, Augusto. Ruído pode gerar perda de audição, zumbido, ansiedade, insônia e até depressão. [Online] Portal Uai Entretenimento. 2019. Disponível em: [Acesso em: 27 mar. 2020].

PICCINO, Maria Theresa. (n.d.). Ruído em Consultórios Odontológicos - Conheça as consequências e como evitar. [Online] Blog - SuperDental. Disponível em: [Acesso em: 27 mar. 2020].

ROSA, Adriana Aparecida Carneiro; BERTOLI, Stelamaris Rolla; Avaliação do Conforto Acústico de Consultórios Odontológicos. ENCAC 2003 - VII Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído – e COTEDI 2003 - III Conferência Latino-Americana. Curitiba – PR, 2003. Disponível em: [Acesso em: 27 mar. 2020].

Site Unochapecó. Clínica Escola de Odontologia. 2019. [Online] Disponível em: [Acesso em: 27 mar. 2020].

SANTOS, Ubiratan P. S. Exposição a Ruído: Avaliação de Riscos, Danos à Saúde e Prevenção. In.: MATOS, M. P. et al. Ruído Riscos e Prevenção. São Paulo: Ed. Hucitec, 1994. p. 35-38.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.