A IMPORTÂNCIA DO USO DA INFORMÁTICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Adriane de Medeiros, Luciana Mendes da Cósta, Mariane Schneider

Resumo


O presente artigo objetiva fazer um estudo sobre o uso da informática no ensino aprendizagem da Matemática. Alavancar as dificuldades e as possibilidades de adaptações dos alunos e professores com o uso de softwares na sala de aula. Busca entender os principais motivos pelos quais a tecnologia está sendo pouco usada na atividade docente. O estudo foi desenvolvido com base na revisão bibliográfica e pesquisa de campo através de um questionário elaborado para a coleta de dados que foram analisados de forma quantitativa, qualitativa e descritiva. A população da pesquisa agregou alunos da Escola Estadual de Educação Básica José Cañellas, composta pelos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano “A” do Ensino Médio. Os resultados apontam que, mesmo presenciando o auge da informática no meio social, os alunos da amostragem não têm conhecimento algum sobre os softwares matemáticos disponíveis. O laboratório de informática que a escola possui não tem nenhum responsável pela manutenção e a internet oferecida pela escola é de péssima qualidade. Apesar de os alunos não terem acesso algum com a informática para realizar atividades na escola, especificamente as de Matemática, há um grande interesse em trabalhar os conteúdos matemáticos usando as ferramentas do computador.
Palavras-Chave: Informática. Dificuldades. Interesse. Matemática.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .