UM OLHAR SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Neste artigo propomos apresentar a discussão referente a organização dos espaços na educação infantil, destacando uma creche do município de Itapiranga-SC, denominada aqui de creche X. O mesmo se refere à pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Fai Faculdades. Teve como objetivo analisar a importância do espaço para a aprendizagem e desenvolvimento da criança, além de investigar como o espaço facilita a prática educativa, e como são utilizados no dia a dia das instituições. Abordaremos a importância da organização do espaço no processo educativo e a adequação dos espaços físicos propiciando uma melhor qualidade no ensino. A pesquisa se constitui a partir de observações e fotografias dos espaços da creche X. Considera-se a organização do espaço uma importante ferramenta pedagógica, que auxilia na prática educativa e proporciona diferentes vivencias a criança. Cabe ao educador planejar e refletir sobre o espaço educativo adequado, facilitando o brincar, criar, imaginar, além de ser aconchegante e seguro, de forma que contribua e favoreça a interação entre as crianças. Dessa forma é considerado aspecto decisivo para a promoção de desenvolvimento e aprendizagem. Desta forma destacamos a importância da pesquisa e estudo voltada a um olhar diferente sobre a organização dos espaços nas instituições de educação infantil e especificamente a partir dos dados obtidos em nosso estudo.
Referências
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça. Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre, RS: Artmed, 2001. P. 67 – 79.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n°9.394 de 20-12-1996. Disponível em acesso em: 15 de maio 2015.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia. Brasília: MEC/FNDE, 2009. Disponível em < file:///D:/Usuario/Downloads/cartilha_proinfancia_projetos_proprios.pdf> acesso em: 09 de junho de 2015.
BRASIL. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf acesso em 10 de maio de 2015.
CARVALHO, Mara I. Campos; RUBIANO, Marcia R. Bonagamba. Organização do espaço em Instituições Pré – Escolares. In: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995. P.107 – 117.
CARVALHO, Mara Campos; MENEGHINI, Renata. Estruturando a sala. In: ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde (Org.). Os Fazeres na Educação Infantil. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. P.152 – 153.
HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: A organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.
KRAMER, Sonia (Org.). Com a Pré – Escola nas mãos: Um alternativa curricular para a Educação Infantil. São Paulo: Ática, 1993.
NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey. Corpo em Movimento na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
 
		
		Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
