DA LAGARTA À BORBOLETA: A METAMORFOSE SOCIAL REFLETIDA NA EDUCAÇÃO

Deise Josene Stein, Débora Alana Flach

Resumo


O entorno social possui caráter interminável, sempre sujeito a ininterruptas lapidações. O processo de globalização adquire parâmetros cada vez mais amplos e acelerados, na qual passa despercebida diante dos passos apressados da população. Sendo assim, torna-se essencial discutir sobre os impactos que determinada globalização possam refletir perante o tocante educacional, bem como toda a condição humana. Considerando a escassa discussão perante tal temática, este trabalho tem por objetivo analisar e despertar reflexões sobre o papel que ainda resta para a escola e todo o corpo docente, considerando a modernidade líquida. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica, busca-se compreender determinada condição na qual a sociedade se encontra, como atingimos esse patamar, quais as fases superadas e reflexos que derivam dessas circunstâncias. Ademais, discute-se ainda sobre as relações e condicionamentos humanos diante dos tempos líquidos, bem o novo sujeito liquefeito que transita nas imediações modernas. Além disso, realiza-se ainda uma análise sobre a função educadora, os impactos da liquidez refletidos nessa área, as suas revoluções e modificações, bem como a possibilidade de uma “nova” educação que caminha em consonância com as circunstâncias modernas. Portanto, através desse trabalho, pretende-se despertar a importância de repensar a educação na perspectiva da modernidade líquida, tendo em vista que a estabilidade é inexistente no cenário social e por isso deve-se manter a postura flexível. A metamorfose da vida social é complexa e indecifrável, para tanto, torna-se imprescindível dedicar-se a compreende-la, almejando a constante revolução e transformação.


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