CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA (PC-SC)

Daniel Skrsypcsak

Resumo


Neste artigo discutiremos os principais aspectos referentes ao eixo norteador da PC-SC publicada em 1998. Essas discussões são frutos dos estudos realizados no mestrado em educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) que teve como objeto a Proposta Curricular de Santa Catarina. Com referência ao próprio documento, procurou-se direcionar as questões objetivando o conhecimento da opção teórica da PC-SC bem como todas as questões relacionadas com a prática pedagógica para o magistério estadual catarinense. Abordaremos alguns aspectos gerais que consideramos importantes para aprendermos o processo de inserção da PC-SC e seus pressupostos teórico-metodológicos, apontando para a forma como os mesmos se apresentam no documento. Tal condição exige um esforço para que possamos explicitá-los, pois, no documento foram abordados de forma inconsistente. Não se pretende fazer um inventário dos conceitos inseridos no documento, mas, ao explicitá-los indicar a sua complexidade, fator que dificulta aos professores imersos no cotidiano do processo de ensino-aprendizagem, apropriarem-se dos mesmos de forma clara e consistente.

Palavras Chaves: Proposta Curricular; Materialismos Histórico-Dialético.


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