UM NOVO VÍNCULO PEDAGÓGICO: UNIÃO PROFUNDA ENTRE PROCESSOS VITAIS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Maria Preis Welter

Resumo


O artigo aborda importantes aspectos referentes o afeto nas relações sociais e na aprendizagem. Essas reflexões são frutos de inquietações dos encontros e desencontros na arte de conviver e aprender nas escolas, buscando embasamento teórico em autores que abordam sobre o tema, tendo como objetivo compreender a importância e o papel do(a) educador(a) na dinâmica vital de desejos de vida e aprendizagem. Destacamos alguns aspectos que consideramos importantes, entre elas, o emocionar como fundamento do humano; o amor como emoção fundamental na evolução do hominídio para ser humano e a relação afetividade e inteligência. O estudo mostra que habitualmente pensamos no humano como um ser racional e não vemos o entrelaçamento entre emoção e razão, que constitui o nosso viver humano. A emoção fundamental, que torna possível a história da humanização, é o amor. O amor é o fundamento do social, que se dá na aceitação do outro como legítimo outro na convivência. O que nos caracteriza e diferencia da inteligência artificial é a capacidade de emocionar-nos, de reconstruir o mundo e o conhecimento a partir dos laços afetivos que nos impactam. Com este trabalho não se pretende esclarecer definitivamente o tema, mas diante da sua complexidade, levantar questionamentos imersos no cotidiano do processo ensino-aprendizagem e nas relações sociais.

Palavras-chave: Afetividade; Aprendizagem; Convivência; Humanização.


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