EDUCAÇÃO E FILOSOFIA PRÁTICA

Ivan Luís Schwengber, Odair Neitzel

Resumo


O presente artigo é uma investigação sobre o papel formativo da filosofia prática. Na atual sociedade da informação, altera-se a configuração da condição humana no contexto axiológico e prático. A educação apoiada num conceito de filosofia prática aponta para um modo de vida. Na medida em que a filosofia prática constitui uma formação do sujeito por meio de exercícios espirituais.


Referências


ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2014. 978-85-7283-881-8.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Tradução Mauro Gama;

Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. 85-7110-464-6.

DALBOSCO, Claudio Almir (Org.). Filosofia prática e pedagogia. Passo Fundo: UPF Editora, 2003a. 85-7515-139-8.

______Práxis pedagógica: considerações introdutórias. In: DALBOSCO, Claudio Almir (Org.). Filosofia prática e pedagogia. Passo Fundo: UPF Editora, 2003b. 85-7515-139-8.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. 85-7110-278-3.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização, Novas conferências introdutórias e outros textos (1930-1936). Tradução Paulo César Lima De Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 286 p. 18 v. 978-85-8086-048-1.

HADOT, Pierre. Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga. Tradução Flávio Fontanelle Loque; Loraine Oliveira. São Paulo: É Realizações Editora, 2014.

HESSEN, Johannes, Filosofia dos Valroes. 5ed.Tradução Cabral de Moncada. Coimbra, Armênio Amado, 1980;

LIESSMANN, Konrad Paul. Theorie der Unbildung: Die Irrtumer der Wissengesellschaft. München: Piper, 2011. 978-3-492-25220-1.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2014. (Paideia). 978-85-8063-132-6.

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Filosofia prática e pedagogia. In: DALBOSCO, Cláudio Almir (Org.). Filosofia prática e pedagogia. Tradução Cláudio Almir Dalbosco. Passo Fundo: UPF, 2003. 85-7515-139-8.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .