PEDAGOGO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Vaness Boufleur, Maria Preis Welter

Resumo


Resumo: O presente artigo aborda sobre o papel do pedagogo escolar, suas possibilidades e dificuldades na educação. Constata-se que o diferencial no processo de ensino  aprendizagem é fazer com que cada sujeito encontre em suas individualidades e especificidades a sua identidade, demonstrando que por meio da diversidade de culturas é que se tem diferentes concepções, essas que fazem com que se forme sujeitos pensantes, criativos, críticos, que respeitam as opiniões que não são de acordo com a sua. Desse modo se destaca que esse texto faz parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, que tem como finalidade compreender e conhecer “o pedagogo no contexto escolar contemporâneo: saberes docentes”. Para o embasamento teórico foram utilizados os autores, Assmann (2007), Barreto (1998), Demo (1996), Freire (1996), Goulart (2010), Imbernón (2011), Oliveira (2012), Perrenoud (2001), Sopelsa e Trevisol (2009), Tardif (2008), que certamente trouxeram suas concepções para enriquecer esse trabalho.


Referências


REFERÊNCIAS

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOULART, Maria Inês Mafra. Psicologia da aprendizagem I. Belo Horizonte: UFMG, 2010. Acesso: 03/03/2018. Disponível em:. Acesso: 02/03/2018

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2012.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

SOPELSA, Ortenila; TREVISOL, Joviles Vitório. Currículo, diversidade e políticas públicas. Joaçaba: Ed. Unoesc, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .