ESCOLHAS UNIVERSITÁRIAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ALGUMAS ACHEGAS FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS
Resumo
Neste estudo, tem-se como objetivo, entender as engrenagens educacionais e como a escolha de um curso superior, pautando-se apenas em lucro e status, podem ser danosas para o funcionamento da sociedade, quando, por exemplo, o profissional se insere no mercado de trabalho. Do ponto de vista metodológico, constitui-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de abordagem qualitativa, tendo como sustentáculo teórico, o pensamento de um dos maiores pensadores da humanidade, o filósofo Platão, subsidiado pela leitura de autores, como Chauí (2003), Delors (1998), Freire (1979), Guiraldeli Junior (1957), entre outros. Essa análise filosófica permitiu aproximar-se do entendimento de como uma educação superior deve ser construída, de modo que os discentes se tornem profissionais realmente atuantes na sociedade. Nesse cenário, as relações entre sociedade e Ensino Superior ocorrem por meio de influências mútuas, por meio do atravessamento de ideias entre as concepções de sociedade, educação, currículo e ensino, o que requer, portanto, uma compreensão filosófica da educação, de modo que, no Ensino Superior, se possa ter, tanto a formação profissional, conforme as exigências do mercado de trabalho, como, principalmente, uma formação cidadã e emancipada.
Referências
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