ELEIÇÃO DE DIRETORES: PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO NA GESTÃO ESCOLAR

Daniel Skrsypcsak, Camila Luiza Schmidt

Resumo


O presente trabalho aborda a temática da eleição de diretores como princípio democrático e participativo na gestão escolar. O mesmo se refere a pesquisa em andamento como requisito parcial para aprovação no curso de Pedagogia da FAI Faculdades. Tem como objetivo analisar como os atuais gestores e professores compreendem o processo de eleição para os gestores escolares, bem como discutir o conceito de gestão democrática. Abordaremos nesse trabalho alguns aspectos da gestão democrático-participativa no ambiente escolar, os processos de escolha/eleição de diretores e uma reflexão sobre a mudança de indicação política para eleição com a participação da comunidade. Todos esses aspectos se direcionam e dialogam na tentativa de responder como os atuais professores e gestores compreendem o processo de eleição para os gestores escolares. Compreender o processo de gestão democrática, bem como a eleição de diretores é fundamental para o desenvolvimento da educação. Tendo em vista a importância da democracia em nosso meio social, acredita-se que o processo de eleição pressupõe a democracia, uma vez que essa nova proposta é acompanhada e analisada pela comunidade escolar. Para embasar e enriquecer a pesquisa, contaremos com a opinião de professores e gestores da rede estadual que atuam no Município de Tunápolis – SC e de Itapiranga - SC.
Palavras-chave: Gestão democrática. Participação. Comunidade escolar. Eleição.


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