MATEMÁTICA FINANCEIRA: EDUCANDO PARA A VIDA
Resumo
O presente artigo é resultado da prática docente desenvolvida no Estágio Supervisionado realizado na turma do segundo Ano do Ensino Médio. Relata a importância da Matemática Financeira como ferramenta indispensável para o ensino da Matemática e o desenvolvimento da cidadania. Visa resgatar o conceito de teoria e sua aplicação durante as aulas de matemática, sendo essa uma metodologia indispensável para o ensino de qualquer ciência. Faz uma abordagem sobre o contexto atual que exige cada vez mais um ensino de qualidade, pessoas com boa formação e que acompanhem a evolução tecnológica na sociedade contemporânea, obtendo melhores resultados quando o assunto é educação. Outra abordagem refere-se à importância de trazer a realidade do aluno para a sala de aula, como elemento indispensável para a aprendizagem. Porém para que isso ocorra, o professor precisa assumir a função de mediador do conhecimento, aquele que interage com o aluno, orienta, ensina e aprende ao mesmo tempo. A prática dos conteúdos ajuda o aluno saber e entender onde os mesmos podem ser aplicados em seu cotidiano. A pesquisa é fundamental para que teoria e prática tomem mais sentido e imprimem aprendizagem com responsabilidade e significação. O tema abordado no desenvolvimento da prática do estágio reflete diretamente na vida cotidiana dos alunos, ou seja, a abordagem entre teoria e prática da Matemática Financeira, possibilita aprendizagem e autonomia intelectual para a vida.
Palavras chaves: Teoria. Prática. Relação. Matemática.
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