EDUCAÇÃO WALDORF COMO APOSTA NA MELHORABILIDADE DO SER HUMANO: O (RE)CONHECIMENTO DOS SETÊNIOS

Natálie Schneiders, Maria Preis Welter

Resumo


O presente trabalho aborda o tema Pedagogia Waldorf e sua contribuição para a formação do ser humano. O tema surgiu a partir da curiosidade de conhecer e compreender uma forma de ensino adequada às necessidades essenciais do ser humano, que proporciona a formação integral. A Pedagogia Waldorf foi fundada na Alemanha em 1919, por seu idealizador, Rudolf Steiner, que baseou seus estudos na Antroposofia – de origem grega (sabedoria humana). Essa concepção tem seu ideal de educação voltado para o desenvolvimento do ser, que o envolve na sua totalidade: corpo, mente, emoção, espírito, vivências, prática; respeitando os ciclos em cada etapa da vida humana. Diante disso, tem-se o (re)conhecimento dos setênios, teoria que foi elaborada a partir da observação dos ritmos da natureza. Os setênios demonstram como se pode entender os ciclos de vida de uma maneira prática e muito sábia.
Palavras chave: Pedagogia Waldorf. Educação. Formação do ser humano. Setênios.

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