O USO DA PLATAFORMA MOODLE NO PROGRAMA DE EXTENSÃO: “IES NAS ESCOLAS”

Graciane Hammes, Jair André Turcatto, Silviane Soares Lawall, Alessandra Vogt

Resumo


Frente ao contexto da Era Tecnológica e em meio as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s, o presente estudo consiste em conhecer e relatar um caso de uma Instituição de Ensino Superior que implantou um ambiente virtual educativo de Língua Portuguesa preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Dessa forma, estudou-se os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem – AVEA e conhecer o Programa de Extensão de uma insituição de Ensno Superior, preparatório para o ENEM. A disponibilização de materiais e recursos didáticos em um AVEA, com atividades interativas e reflexivas, vem ganhando o seu espaço. Verificou-se a importância de disponibilizar materiais de qualidade, possibilitar um aprendizado autônomo e ao mesmo tempo a interação entre os participantes. Outrossim, a experiência deste curso livre resultou na implantação de outras atividades de cunho educativo e preparatório para o futuro acadêmico e profissional dos jovens concluintes da Educação Básica.


Referências


BEHAR, PatriciaAlejandra (Orgs). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FARIA, Elaine Turk (Org); RAMOS, Andreia Ferreira, et al. Educação Presencial E Virtual: Espaços Complementares na Escola e na Empresa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

MELLO, Cleverson Molinari; BERGAMO, Edmir Aparecido; MELLO, Roseli Aparecida de. Políticas Públicas de Educação: PROUNI, Conselhos Escolares e Educação a Distância. Curitiba: Camões, 2009.

MOODLE, Site Oficial. Moodle.net: couses & content. Disponível em: Acesso em: 09 de maio de 2017.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida.Novas tecnologias e mediação pedagógica. Edição: 15ªed.. ed.: Campinas: Papirus, 2009.

PEREIRA, Alice T. Cybis et al. AVA ambientes virtuais de aprendizagem: em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

PIVA JR, Dilermanoet al. EAD na prática: planejamento, métodos e ambientes de educação online. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

RAMPAZZO, Sônia Elisete; CORRÊA, Fernanda Zanin Mota. Desmitificando a metodologia científica: guia prático de produção de trabalhos acadêmicos. Erechim: Habilis, 2008.

REIS, Linda G. Produção de Monografia: Da teoria a prática. 2.ed. Brasília: Senac,2008.

RICHARDSON, Ricardo Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2014.

Ferreira; GREGOLIN, Isadora Valencise. Linguagem, educação e virtualidade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

ROSINI, Alessandro Marco. As Novas Tecnologias da Informação e a Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a Educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SOTO, Ucy; MAYRINK, Mônica Ferreira; GREGOLIN, Isadora Valencise. Linguagem, educação e virtualidade. São Paulo : Cultura Acadêmica, 2009.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .