UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR A EDUCAÇÃO: METODOLOGIA TRADICIONAL X PEDAGOGIA DE PROJETOS INTER/TRANSDISCIPLINARES

Fabiane Brixius, Maria Preis Welter

Resumo


O presente estudo foi realizado com o objetivo de conhecer acerca da Pedagogia de Projetos inter/transdisciplinares e suas contribuições para a educação. Sabe-se da necessidade de pensar um novo rumo para a educação que não se sustenta na fragmentação e transmissão do conhecimento, deste modo aposta-se nesta metodologia como forma de superação do tradicional. Assim, realizou-se uma ampla pesquisa com educadores por meio de grupo focal, entrevista, bem como, participou-se do II Fórum de Boas Práticas. Levou-se em consideração a qualidade das informações obtidas, uma vez que a partir deste estudo, pode-se compreender a importância de mediar e construir aprendizagens que integrem diferentes disciplinas, que vão além da sala de aula, que desenvolvam o cognitivo, a afetividade, a sensibilidade, logo, uma educação que vai além dos conteúdos, uma educação para a vida. Bem como avaliou-se a visão dos educadores sobre a necessidade de se utilizar de uma nova forma de ensinar, que revelam a extrema relevância de fazer a (trans)formação por meio de projetos que envolvem a inter/transdisciplinaridade.

 

Palavras-chave: Metodologia tradicional; Pedagogia de Projetos; Inter/transdisciplinaridade


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .